Cadernos 2020 – Modelos, Melhores Marcas, Tamanhos

Os cadernos podem ser usados ​​para vários fins, como caderno escolar, para o trabalho, para desenhos, como diário, memorando ou bloco de notas, entre outras funções. Além disso, também há variedades com relação ao tipo de caderno, tamanho e encadernação.

Nesse sentido, fica difícil saber qual é a melhor opção para cada tarefa.

Por isso, vamos te dar algumas dicas de como escolher os melhores modelos, tamanhos e marcas de cadernos para 2020.

Como escolher o seu caderno?

O caderno escolhido deve atender às suas necessidades de trabalho ou estudo, ou a qualquer outro fim que você desejar. Nesse sentido, é preciso levar em conta alguns fatores na hora de escolher e adquirir o seu.

Um dos itens mais importantes é a qualidade do papel, que interfere diretamente na qualidade da sua escrita.

cadernos

Seja qual for o uso, é necessário uma escrita de qualidade, não é mesmo? Um caderno com papel de baixa qualidade pode resultar em problemas como transparência, amassados ou rasgados.

A qualidade do papel está diretamente ligada a gramatura, ou seja, quanto menor a gramatura, mais frágil serão as folhas do seu caderno. Opte por uma gramatura entre 56 e 90 g/m² para cadernos escolares, e uma gramatura superior a 90 g/m² se pretende usá-lo para desenhos.

Também é preciso pensar nas pautas das folhas. Existem vários tipos: horizontais, verticais, quadriculados e até mesmo sem pauta.

Cadernos sem pauta são ideais para desenhos. Os cadernos com pautas (horizontais e verticais) são mais adequados para tarefas escolares e universitárias, pois facilitam a melhor organização das mesmas.

Já as pautas quadriculadas são indicadas para uso em desenhos geométricos.

Tamanhos

tamanhos de cadernos

Existem diversos tamanhos de cadernos disponíveis, tais como universitários, cadernetas, cadernos 1/4, cadernos de bolso, entre outros.

Os mais comuns do mercado são o universitário, que é próximo ao A4 (210 × 297 mm) e ideal para o ambiente escolar; os cadernos 1/4, que são tamanho A5 (148 × 210 mm), úteis para o ambiente de trabalho e dia-a-dia; além dos cadernos de bolso, tamanho A6 (105 × 148 mm) ou menores.

Encadernamento

Com relação ao encadernamento, existem três tipos principais com vantagens e desvantagens entre eles. A escolha, mais uma vez, depende de sua necessidade.

Canoa

Cadernos do tipo canoa são cadernos leves e finos, geralmente usados como diário, memorando ou até mesmo como planner.

caderno canoa

Esse caderno é ideal para uso no dia a dia, pois é pequeno e fácil de ser carregado.

As folhas desse tipo de caderno são dobradas ou grampeadas, e por isso, normalmente, só são encontrados em gramatura mais baixa e com poucas folhas.

Espiral

Cadernos com a encadernação em espiral estão entre os mais populares e utilizados.

Esse caderno, muito comum para estudo, permite destacar folhas, além da possibilidade de abrir em 360º.

caderno de espiral

Esses modelos ocupam pouco espaço em uma mesa e, dependendo da grossura da capa permitem fazer anotações em situações onde você não tem apoio.

A espiral desses cadernos costuma incomodar muitas pessoas, principalmente quando não tem uma boa finalização ou quando é muito mole. Dê preferência para opções com espiral dupla ou feitas de arame galvanizado.

Brochura

Os cadernos de brochura são aqueles cuja encadernação se parecem com livros e diários.

caderno de brochura

São muito utilizados para pessoas que gostam de desenhos e também são indicados para anotações rápidas. Costumam ser muito duráveis, mas tem um problema: nesse tipo de encadernação não é possível abri-lo em 360° sem deformá-lo completamente.

Marcas de cadernos 2020

As principais marcas do ramo já estão preparando seus modelos para 2020.

A Tilibra aposta em estampas coloridas para as crianças, com inspiração em filmes e personagens do cinema, animais e natureza.

Para os adultos, a aposta é na temática de natureza, e nas cores tradicionais, como preto, cinza e roxo, entre outras.

Já a Foroni também aposta em personagens de desenhos animados ou do cinema, com cores bem chamativas.

Para os adolescentes, existem várias cadernos com estampas de bandas de rock, games e clubes de futebol.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content