Como encapar livros e cadernos para proteger o material escolar: veja aqui.

Com o período de aulas em mente, muitos pais se veem diante da (nada agradável) tarefa de organizar os materiais escolares dos filhos, afinal a intenção é que cada material permaneça protegido e intacto até o final do ano ou até quando for possível.

Um dos materiais que mais podem dar dor de cabeça na hora de proteger e evitar danos são os cadernos e os livros, principalmente aqueles de capa mole.

Quer descobrir como encapar livros e cadernos para proteger o material escolar e ainda personalizar os itens para seus filhos? Então veja as técnicas ensinadas hoje!

Como encapar livros e cadernos da escola?

Para aqueles pais que já estão pensando nos gastos do próximo ano, nada melhor do que analisar aqueles livros que ainda serão requisitados nas aulas das crianças e dar uma repaginada neles, não é?

Existem aqueles cadernos adquiridos que não chamam a atenção pela capa simples, mas que pode melhorar quando for encapado com algumas dessas dicas presentes e que não demandam muito tempo!

Antigamente, é claro, era muito comum encontrarmos cadernos e livros de escola protegidos apenas com uma capa de plástico. Hoje em dia, várias dicas de artesanato podem diferenciar os materiais dos seus filhos graças a personalização.

Confira como encapar livros e cadernos para proteger o material escolar:

Com papel estampado ou papel de presente

Cadernos ou livros ainda utilizáveis para o próximo ano letivo dos seus filhos podem receber uma segunda chance usando materiais simples.

Tenha em mãos o caderno ou livro – preferencialmente que fosse um de brochura –, tesoura, papel pardo, papel estampado ou papel de presente (é sua escolha), cola branca e washi tape (é uma fita adesiva japonesa que você encontra em papelarias).

Com tecido

Para aqueles livros e cadernos com uso mais esporádico, o tecido é uma ótima pedida, além de ser algo mais macio ao toque – para deixar ainda melhor, utiliza antes dele uma manta acrílica fina.

Além deste material, você vai precisar de um caderno ou livro (também seria melhor que fosse de brochura), cola branca, tecido de sua escolha, tesoura e papel pardo.

Com plástico

Embora seja uma técnica mais antiga, encapar livros e cadernos com plástico garante mais durabilidade. Não precisa ser, necessariamente, um plástico que remete à época nostálgica dos anos 90, afinal existem outros plásticos de embrulhos de presentes ou embalagens bacanas que dão conta do recado.

Separe um material que vai agradar a criança, o caderno ou livro a ser encapado, tesoura e fita adesiva.

Vale destacar que cola não funciona nesse caso!

Com washi tape

Como encapar livros e cadernos para proteger o material escolar: veja aqui.

Algo mais moderno e bastante criativo é encapar livros e cadernos com washi tape. Essas fitinhas com as mais variadas estampas são muito decorativas!

Combine várias opções entre si e vá colando as tiras na capa. A dica é cortar a fita com um centímetro a mais para cada lado e dobrar a ponta para dentro da capa para evitar que se solte.

Encape de forma ousada – ao invés de colar fita após fita em linha vertical, que tal apostar na diagonal ou na horizontal?

Além de todas essas formas para encapar livros e cadernos para proteger o material escolar, você pode ainda decorar com outros itens. O que você acha de colocar uma etiqueta ou rótulo para definir o tipo de livro ou caderno e permitir que a criança identifique o seu nome ou mesmo o nome da matéria?

Como encapar livros e cadernos espiral?

Embora pareça ser complicado pela presença do espiral em um dos cantos do material, o processo para encapar é simples tanto quanto qualquer outro citado anteriormente!

O único cuidado extra é na hora do posicionamento do tecido, do plástico ou do papel que você escolheu na vertical, pois ele precisa ficar bem rente ao espiral, ok?

Uma orientação que pode ser seguida é que você coloque uma fita adesiva para segurar a folha paralelamente ao espiral.

Não esqueça que a área onde estão os “furinhos” da espiral deve ficar fora da cobertura do material a ser colocado sobre a capa para não atrapalhar a abertura do caderno ou do livro.

Se achar interessante, faça um acabamento próximo ao espiral utilizando uma fita, renda ou sianinha. Caso o material que você tenha for papel ou plástico, você pode optar por washi tape como acabamento.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content