Como fazer maquete escolar com material reciclável: veja aqui!

Um dos trabalhos mais comuns de serem solicitados pelos professores aos alunos, principalmente para as crianças mais jovens, é a construção de maquetes. As maquetes são representações de ambientes, que podem ser livres ou pré-estabelecido pela professora. Uma das funções da maquete é auxiliar na concepção de um conceito ou processo explicado em aula através do trabalho manual.

As maquetes podem ser representações de uma cidade, um aterro sanitário, o relevo de uma região, as bacias hidrográficas do município, e até mesmo do sistema solar. Em muitos casos, é ainda possível que as crianças tenham que apresentar o resultado final em feiras e exposições. Assim, é interessante que o trabalho seja bem feito e criativo. No entanto, gastar muito com o projeto nem sempre é possível. Por isso, confira abaixo dicas de como reutilizar materiais que você já tem em casa para construir um trabalho bacana com seus filhos.

Qual o objetivo de construir uma maquete

Qual o objetivo de construir uma maquete

A construção de uma maquete é um projeto lúdico que ajuda as crianças, principalmente, a visualizarem grandes estruturas com maiores detalhes, a ter noção de tamanho e espaço, e a recriar objetos e formas que vemos no dia a dia.

Assim, para crianças em idade escolar, a construção de uma maquete é uma demonstração sobre escalas espaciais e pode ser utilizada como forma de avaliação, como exercício de criatividade, para avaliar o trabalho em grupo e para instigar a interpretação delas sobre o que estão vendo. Assim, podem ser feitas maquetes de prédios, casas, rios, florestas, hidrelétricas e inúmeros outros tipos de paisagem que ajudarão o aluno a ter mais consciência sobre as formas.

Dicas para a construção da maqueta com material reciclável

Uma das maneiras mais baratas e ambientalmente corretas de se produzir maquetes, é através da utilização de materiais recicláveis. Mas o que seria isso?

Materiais recicláveis são aqueles que podem ser encontrados na sua casa e que, em geral, descartamos no lixo, como embalagens de produtos, rolo de papel higiênico e tampas de garrafas. Como a construção de maquetes pode demandar um gasto considerável, pois certos materiais são bem caros, a utilização de materiais recicláveis é uma maneira mais econômica de ajudar seus filhos com o projeto escolar. Confira as dicas abaixo.

A base da maquete

Em geral, as bases são feitas de isopor. No entanto, o isopor é um derivado do petróleo, bastante poluente. Portanto, uma alternativa seria substituí-lo por papelão duro, como os que vêm em embalagens de eletrodomésticos, por exemplo. Outra opção, seria utilizar um pedaço de madeira utilizada na construção, caso o peso da maquete seja mais considerável, e o papelão poderia ceder. Assim, o importante é avaliar o peso dos itens que irão compor a maquete (como argila, gel…). 

Ruas, solo e gramado

O mais tradicional nesse caso é comprar papel da cor verde ou marrom e forrar a base. No entanto, uma opção seria pintar o próprio papelão da base com lápis de cor, giz de cera ou tinta. Outra alternativa é utilizar grama seca natural e colar na maquete. Para criar o solo, papel pardo que costuma vir em embalagens do correio pode ser reaproveitado, basta colá-lo sobre a estrutura de maneira a simular o chão.

Casas e prédios

Talvez as estruturas mais fáceis de recriar em maquetes sejam as casas e prédios. Basta utilizar caixas de leite, de fósforo, de pasta de dente, de remédios ou qualquer outro tipo de embalagem. Para deixá-las com um aspecto mais bonito, é possível encapar as caixas com papel pardo ou folha sulfite reutilizada e pintar as portas e janelas da maneira que a criança acha melhor. Para fazer a pintura, utilize tinta guache ou canetinha. 

Árvores e cercas

Para recriar as árvores é possível utilizar os rolos de papel higiênico como base e papeis reutilizados para fazer as folhas, basta pintá-las de verde ou marrom. As cercas podem ser feitas com os palitos de sorvete que sobram depois que comemos ou recortando um papelão mais grosso no formato de cerca.

Pessoas, animais, veículos e outros objetos

Para recriar pessoas e animais é possível utilizar bonecos que já tenha em casa e que a criança não brinque mais, ou ainda desenhá-los no papelão grosso, recortar e colar sobre a base. Já para fazer veículos, caixinhas de embalagem e o rolo do papel higiênico são boas alternativas para recriar a estrutura principal. Já as tampinhas de garrafa podem ser usadas para simular os pneus. 

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content