Todos os anos os pais precisam correr até as papelarias para comprar a lista de material escolar dos filhos. Além da correria, muitos pais reclamam dos preços, sempre muito salgados. Mas, com um pouquinho de paciência e planejamento, é possível realizar as compras sem dor de cabeça, e ainda conseguindo uma boa economia.
A lista de material escolar do quarto ano do ensino fundamental é composta, principalmente, por artigos de papelaria já utilizados nos anos anteriores e que poderão continuar sendo usados nos anos seguintes.
Além disso, as escolas podem solicitar bibliografias específicas que guiarão os estudantes ao longo do ano dentro das disciplinas.Tanto os livros como os itens da presente lista podem ser reutilizados, assim, vale a pena etiquetar e encapar os materiais para sua melhor preservação e aproveitamento.
Tenha muita atenção pois, segundo aLei n° 12.886, a escola não pode exigir o pagamento adicional ou o fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição. Os órgãos de proteção e defesa do consumidor entendem que tais custos são de responsabilidade das instituições e, no caso de escolas privadas, devem ser considerados nos cálculos do valor das anuidades ou semestralidades escolares.
Uma vez que a lista de material escolar para 2020 ainda não foi divulgada, e tendo como base os preços médios atuais, elaboramos uma lista com os itens mais importantes. Para a lista de material escolar de 2020, esses preços, provavelmente, sofrerão algum reajuste.
Além dos itens solicitados pela instituição, vale lembrar também da mochila e dos itens de higiene pessoal que cada aluno poderá providenciar. Além disso, a maioria das escolas solicita que os cadernos e livros estejam encapados e com etiquetas que informem o nome completo e ano do aluno, com o objetivo de evitar perdas de materiais.
Muitos itens dessa lista podem ser aproveitados do ano anterior, logo, o custo poderá variar bastante. Porém, considerando que seja necessário comprar todos os artigos listados, os valores devem ficar em uma média entre R$ 90 e R$ 300, sem considerar a lista de bibliografia solicitada pelas instituições. Algumas papelarias oferecem o kit de acordo com a série do aluno ou com a lista das escolas.
Um dos principais fatores que influencia na variação dos preços é a época do ano. Os meses de novembro e dezembro são considerados os melhores para garantir bons preços nas compras do material escolar. Além disso, a variedade de marcas também pode ter um grande impacto no custo final.
Para ter uma melhor noção dos preços cotados confira o vídeo abaixo com depoimentos sobre como foi comprar os itens requeridos na lista do quarto ano:
Sempre vale a pena separar um tempinho para comparar os preços de várias lojas, principalmente entre lojas físicas e lojas virtuais, pois grandes descontos podem ser encontrados nas pesquisas de preços pela internet. E procure comprar a lista de materiais com a maior antecedência possível.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário