Lista de material escolar 2020 – 7° série ensino fundamental

Todo início de ano é comum os pais se preocuparem com a matrícula de seus filhos na escola, bem como com a compra dos materiais que serão utilizados no novo período letivo.

Curiosamente, a lista de material escolar 2020 para alunos da 7° série do ensino fundamental segue padrões básicos de anos anteriores, mudando somente alguns pontos.

Confira, aqui, a lista de materiais escolares 2020 para esses alunos, saiba o preço médio desse kit e veja indicações para comprar com o melhor valor e economizar.

Como funciona a lista de materiais escolares 2020

De maneira geral, a lista é indicada pela própria escola, contendo materiais básicos (cadernos, por exemplo) e outros complementares (como livros didáticos e aventais).

Há um detalhe importante a ser lembrado: por lei, os pais não podem ser cobrados por materiais de uso coletivo. Portanto, se a lista envolver esses itens, desconsidere-os e questione a escola o porquê de esses materiais serem cobrados.

Os pais devem comprar somente itens de uso individual, ou seja, tudo o que seu filho (somente ele) utilizará nas aulas durante todo o ano letivo. Eventuais reposições pontuais talvez precisem ser feitas, mas sempre respeitando a lista apresentada pela escola.

Lista de materiais escolares 2020 – 7° série ensino fundamental

Atenção! Essa não é a lista de material escolar oficial e contém somente os itens genéricos pedidos pela maior parte da escolas particulares, estaduais e municipais. Busque a lista oficial do seu colégio para averiguar eventuais especificidades, principalmente quanto aos livros exigidos.

A lista de materiais escolares para alunos da 7° série do ensino fundamental é composta de itens básicos. A seguir, apresentamos quais são eles:

  • 3 Canetas esferográficas cor preta
  • 1 Caixa de lápis de 12 cores
  • 1 Tesoura sem ponta
  • 1 Marcador de texto
  • 1 Compasso
  • 1 Kit Geométrico com régua, transferidor e esquadros
  • 1 Bloco de desenho tamanho A4 com 10 folhas Canson sem margem
  • 1 Pasta polionda de 20 mm tamanho ofício
  • 1 Cola bastão grande
  • 1 Grampeador pequeno
  • 1 tabela periódica plastificada
  • 1 Dicionário português
  • 1 Dicionário Inglês -Português
  • 1 Estojo
  • 1 Mochila
DICA: imprima a imagem abaixo e use como check-list no dia da compra!

Lista de Material escolar 7° ano

Lembrando que esses são os itens essenciais. Pode ser que a escola já solicite a compra dos livros que serão utilizados no decorrer do ano, além do tradicional dicionário.

Normalmente, são livros das matérias do próprio ensino fundamental e obras literárias. Como cada escola trabalha com livros específicos, verifique na lista os que são pedidos para comprá-los corretamente.

Depois de comprar tudo, não se esqueça de identificar esses materiais, principalmente cadernos, canetas, lápis e livros, porque as chances de perda são grandes. Basta etiquetá-los com o nome do aluno, o que ajudará a localizar o dono rapidamente se houver perda.

Preço médio da lista de material escolar

O preço médio do kit de material escolar costuma variar de acordo com o estado em que a pessoa reside, bem como com a loja em que tais itens são comprados. Mas, é possível estabelecer um preço médio, que é de cerca de R$ 200 a R$ 300.

Vale citar que esse preço é somente para a lista básica de material escolar. Os livros utilizados geralmente possuem preço mais elevado, o que pode aumentar substancialmente o valor gasto.

Confira no vídeo abaixo a apresentação do material por uma estudante:

Melhores lojas para encontrar os materiais escolares

Pode não parecer, mas a internet é sua grande aliada na hora de comprar materiais escolares! Portanto, antes de começar a bater perna para encontrar o melhor preço, faça pesquisas em lojas virtuais como Kalunga, Lojas Americanas e Amazon.

Se o orçamento estiver curto e não der para comprar tudo novo, considere adquirir materiais usados, é só verificar em sites como OLX e Mercado Livre. Outra opção é se juntar a mais pais e comprar no atacado.

No que se refere aos livros solicitados pela escola, há três formas de comprá-los. Uma delas é diretamente na instituição de ensino, se ela oferecer essa opção. A diferença é a praticidade, já que não é preciso pesquisar por livrarias.

Outra opção é na clássica livraria ou diretamente com a editora. Neste último caso, pode ser que a empresa dê algum desconto especial, já que a compra é realizada diretamente com a editora.

A última opção é para quem deseja economizar: compre os livros em sebos ou sites especializados em materiais usados. Nestes casos é possível economizar consideravelmente.

Sugestões de livros para alunos do 7° ano

No campo ta literatura todos os anos letivos contém sugestões literárias feitas pelos professores. Entretanto, não é preciso estar somente restrito ao que pedem as escolas. Abaixo, segue algumas recomendações de leituras sugeridas para a faixa etária dos alunos da sétima série do ensino fundamental.

As mil e uma noites – Ferreira Gullar

As mil e uma noites - Ferreira Gullar

Sinopse

As mil e uma noites é uma coletânea de histórias inventadas e preservadas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. As narrativas, entre as quais estão as viagens de Simbad, o marujo, as aventuras de Aladim e a lâmpada maravilhosa e a história de Ali Babá e os quarenta ladrões, são contadas por Sherazade, uma jovem corajosa que se sacrifica pelo seu povo para salvá-lo da ira do sultão Shariar.

Viagens de Gulliver – Jonathan Swift

As Viagens de Gulliver

Sinopse

Nesta obra, Jonathan Swift conta as aventuras de Lemuel Gulliver, um cirurgião naval que faz às vezes de curioso, observador, repórter e, por vezes, vítima das circunstâncias nas terras mais estranhas. Em Liliput, Gulliver depara-se com minúsculas pessoas e vê a si mesmo como um gigante. Em Brobdingnag, o contrário acontece – ele é um ser minúsculo perto dos nativos gigantes A ilha de Laputa é o cenário da sua terceira viagem – os habitantes ocupam-se em complôs e conspirações enquanto o país esvai-se em ruínas. Finalmente, ele encontra os Houyhnhnms, cavalos que governam o próprio país, e também os yahoos, seres bestiais que lembram os humanos.

Poesia Visual – Sérgio Capparelli

Poesia Visual

Sinopse

O livro Poesia visual, que reúne 28 poemas construídos por Capparelli e tem projeto gráfico e capa da design Ana Cláudia Gruszynski, é um livro diferente. Nele, o poeta rompe com a estrutura tradicional das formas poéticas – versos, rimas, ritmo, exploração sonora – e procura a distribuição das palavras no espaço da folha, os recursos visuais e gráficos. Uma fusão de signo linguístico e imagem que comunica não só pelo que se lê, mas, principalmente, pelo que se vê. Fumaça de palavras, flores de palavras, sapatos de palavras, roupas na corda, jóqueis, tabuleiros de palavras, peixes, borboletas (ou borboletras) de palavras, imagens de palavras, palavras-imagens que desacomodam o leitor e o convidam a construir novos sentidos, criativamente, a partir do que lê vendo ou do que vê lendo.

Adoráveis Vigaristas – Ganymédes José

Adoráveis Vigaristas

Sinopse

Desiludido com o Brasil, Lucas viaja à Bolívia. Aline, por sua vez, é maquiadora numa rede de TV. Os dois acabam se conhecendo de um modo pouco convencional e vivem uma alucinante aventura pelas cidades bolivianas, onde tudo acontece em ritmo frenético: roubos, assassinatos, trapaças, seqüestros, fenômenos sobrenaturais…

A Bolsa Amarela – Lydia Bujunda

A Bolsa Amarela

Sinopse

A Bolsa Amarela já se tornou um ‘clássico’ da literatura infantojuvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.

O menino no espelho – Fernando Sabino

O menino no espelho

Sinopse

Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.

O santinho – Luiz Fernando Veríssimo

O Santinho

Sinopse

Em O Santinho, Verissimo reúne contos que falam da infância e do ambiente escolar, traçando um panorama carinhoso da escola brasileira. Com muito talento e bom humor, o escritor ao mesmo tempo faz rir e emociona, ao contar histórias de alunos e professores, pais e filhos, santinhos… e pestinhas também. Ele faz parte da nossa família de escritores preferidos – e logo fará parte da sua. Porque o genial Luis Fernando Verissimo não escreve apenas para adultos. Neste livro, o gaúcho se revela um mestre também para jovens e crianças.

Base curricular comum do 7° ano

Baseando-se na Base Curricular Comum definida pelo governo brasileiro segue a proposta pedagógica de conteúdos pragmáticos para todas as disciplinas do sétimo ano.

Língua Portuguesa

  • Tipos de Sujeito .
  • Predicado e seu núcleo.
  • Substantivo, verbo e palavras ligadas a eles.
  • Características e função do verbo de ligação.
  • Conceito de concordância verbal.
  • Adjuntos na oração
  • Importância da pontuação para o sentido da frase escrita.
  • Usos de ponto, dois-pontos, aspas, travessão, vírgula, reticências.
  • Países africanos lusófonos.
  • Contribuição linguística africana à língua portuguesa no Brasil.
  • Palavras originárias de dialetos africanos.
  • Gêneros textuais: narrativa de aventura, resenha, relato e roteiro de viagem, texto jornalístico-reportagem, texto
    normativo, texto opinativo, narrativa de ficção científica, conto.

Matemática

  • Contextos de utilização de números negativos.
  • Representação de números positivos e negativos.
  • Reta numérica
  • Sistematização do conjunto Z.
  • Funções do zero.
  • Retomada de números racionais na representação fracionária e decimal.
  • Expressões envolvendo adição algébrica de números racionais
  • Multiplicação de números inteiros relativos.
  • Potenciação de números inteiros relativos.
  • Divisão de números inteiros relativos.
  • Multiplicação de frações.
  • Potenciação de frações.
  • Introdução à equação do 1º- grau com uma incógnita.
  • Razão.
  • Proporção
  • Regra de três simples.
  • Cilindro: observação/definição, superfícies planas e não planas, planificação.
  • Cone: observação/definição, superfícies planas e não planas, planificação.
  • Esfera: observação/definição, elementos.
  • Uso do compasso.
  • Conceituação de medida de um arco de circunferência.
  • O grau e seus submúltiplos
  •  Uso do transferidor.
  • Revisão de ângulos e seus principais elementos
  • Conceito de volume: volume do cubo e do paralelepípedo.
  • Altura de um paralelogramo
  • Fórmula da área de um paralelogramo.
  • Apresentação do conceito de poliminó.

Geografia

  • Brasil: potencialidades do espaço ntural
  • Brasil: território e regionalização
  • Brasil: urbanização, indústria e espaço rural
  • Região Norte
  • Região Nordeste
  • Região Sudeste
  • Região Centro-oeste
  • Região Sul
  • Clima, Relevo, Vegetação, Fauna e Flora

História

  • Diversidade e discriminação religiosa (francos, feudalismo, árabes, África e China)
  • Monarquias nacionais: passado e presente
  • Arte e religião (Renascentismo, humanismo, reforma e contrarreforma)
  • As grandes navegações
  • Astecas, maias e incas
  • Os tupi e os portugueses: encontros e desencontros
  • Colonização espanhola na América
  • Colonização portuguesa
  • Economia e sociedade colonial açucareira

Artes

  • A arte e o sagrado
  • Arte popular
  • Arte e religião na Idade Média
  • A dança e a música na Idade Média
  • A origem do Balé
  • Leonardo da Vinci – Renasentismo
  • Arte indígena
  • Arte afro-brasileira
  • As missões jesuítas
  • O teatro religioso
  • Artistas viajantes
  • O samba

Ciências

  • Características gerais dos seres vivos
  • Classificação dos seres vivos
  • Vírus
  • Reino Monera
  • Reino Protista
  • Reino Fungi
  • Reino Vegetal
  • Estudo das angiospernas
  • Reino animália (poríferos, platelmintos, nematelmintos, anelídeos)
  • Moluscos
  • Artrópodes
  • Equinodermos
  • Animais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos)

Inglês

  • Família e membros familiares
  • Afazeres domésticos
  • Atividades extracurriculares
  • Alimentos
  • Rotinas diárias
  • Meios de transporte
  • Ambiente profissional e profissões
  • Sintomas, presente contínuo para o futuro
  • Presente simples
  • Presente e Passado
  • Objetos pessoas
  • Adjetivos para descrever pessoas
  • Adjetivos comparativos
  • Equipamentos eletrônicos e suas especificidades.

Lista de material completa de outros anos do Ensino Fundamental

Clique nos links para ser redirecionado para a lista de material completa de outras séries escolares.

Agora que já está tudo preparado para o novo ano letivo só nos resta desejar-lhe boa volta às aulas!

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content