Lista de material escolar 2020 – 8° série ensino fundamental

Ano novo traz consigo uma tradição: é período de matrículas nas escolas e de compra da lista de materiais escolares, aqueles itens que serão utilizados pelos alunos por todo o ano letivo.

E quais seriam esses materiais no caso de alunos da 8° série do ensino fundamental? A seguir, apresentamos todos eles, além de citar o valor médio gasto e dicas de onde comprar esses itens. Confira!

Como funciona a lista de materiais escolares?

A lista de material escolar de alunos da 8° série do ensino fundamental é fornecida pela própria escola antes do início do período letivo. Nela, estão itens que serão utilizados pelos discentes durante todo o ano.

Entre esses itens estão materiais básicos, como cadernos, canetas e lápis. Há, também, materiais complementares como livros e jalecos utilizados em aulas de ciências.

Os pais podem escolher comprar tudo de uma vez ou adquirir somente uma parte da lista de materiais e ir fazendo pequenas e eventuais reposições durante o ano letivo, tudo depende do orçamento disponível.

Não importa se a compra será realizada em sua totalidade ou apenas uma parte, é preciso atentar a um detalhe: por lei, a escola não deve colocar nessa lista os materiais de uso coletivo.

Portanto, se a lista trouxer itens como papel higiênico e produtos de limpeza, desconfie, não compre e questione a escola. Os pais devem comprar somente materiais escolares individuais, ou seja, aqueles que serão utilizados por seus filhos.

Lista de material escolar 2020 8° série do ensino fundamental

A lista de materiais escolares para alunos da 8° série do ensino fundamental é composta, essencialmente, por itens básicos utilizados no dia a dia na instituição de ensino. São estes:

Atenção! Essa não é a lista de material escolar oficial e contém somente os itens genéricos pedidos pela maior parte da escolas particulares, estaduais e municipais. Busque a lista oficial do seu colégio para averiguar eventuais especificidades, principalmente quanto aos livros exigidos.

Em casos assim, cada escola solicita um livro diferente, elegendo aquele que melhor se adequar à sua proposta de ensino. Portanto, sempre verifique na lista quais são os livros indicados.

Assim que garantir tudo o que é indicado na lista de materiais escolares, lembre-se de identificar esses itens, sobretudo cadernos e livros. É só etiquetá-los com o nome do aluno, o que facilitará a identificação do dono no caso de perda.

Preço médio da lista de materiais escolares

O valor da lista de material escolar para alunos da 8° série do ensino fundamental varia de acordo com a região de moradia, marca dos produtos, entre outros detalhes. No entanto, é possível estabelecer um preço médio, que é de R$ 200 a R$ 400.

Lembrando que esse é um valor médio com base na lista de itens básicos. Se considerar os livros didáticos e obras literárias, pode ser que o preço total seja maior do que o indicado.

VEJA AQUI: 5 melhores lojas para economizar na compra do Material Escolar em 2020  ✔️📚

Veja no vídeo, abaixo, a apresentação do kit por uma aluna do oitavo ano:

Melhores lojas para encontrar os materiais escolares

Dá para garantir todos os itens da lista em lojas on-line que trabalham com materiais escolares, como a Kalunga e Amazon. Outra dica é pesquisar em armarinhos, que costumam ter preços atrativos.

Caso o dinheiro seja um problema, considere juntar pais e comprar esses materiais no atacado, porque sai ainda mais barato. Além disso, vale a pena recorrer a lojas on-line de materiais usados, como a OLX e Mercado Livre.

No caso específico de livros didáticos e obras literárias, veja em livrarias e na própria editora. Também vale a pena dar uma conferida em sebos de sua cidade e on-line, porque comprar a versão usada é mais barato.

Sugestões de livros para alunos do 8° ano

No campo ta literatura todos os anos letivos contém sugestões literárias feitas pelos professores. Em muitas delas a bibliografia sugerida já vem junto com a lista de material escolar.

Abaixo, segue a lista de sugestões de livros para os alunos da 8° ano do ensino fundamental II baseada nas propostas pedagógicas para essa faixa etária.

1. Sonhos de uma noite de verão – William Shakespeare

Sonhos de uma noite de Verão Shakespeare

Sinopse

Num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a “comédia trágica”, que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.

2. Diário de Anne Frank – Otto Frank

Diário de Anne Frank

Sinopse

Na Holanda ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o comerciante Kraler abriga duas famílias de judeus em seu sótão. A jovem Anne Frank mantém um diário da vida cotidiana dos Franks e dos Van Daans, narrando a ameaça nazista bem como a dinâmica familiar. Um romance com Peter Van Daan causa ciúmes entre Anne e sua irmã, Margot. Anos depois de as duas famílias terem sido capturadas, Otto Frank volta ao sótão e acha o diário de sua filha.

3. O meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

O meu pé de Laranja Lima

Sinopse

Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.

4. Volta ao mundo em 80 dias – Júlio Verne

Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne

Sinopse

Um inglês metódico, Phileas Fogg, diz aos seus colegas de clube que é capaz de completar a volta ao mundo em apenas 80 dias. … Como todos duvidam, Fogg propõe uma aposta e parte para a viagem, acompanhado de seu empregado Jean Passepartout. O livro narra as inúmeras aventuras dessa viagem.

5. Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe

Histórias Extraordinárias - Edgar Alan Poe

Sinopse

Nestes contos – selecionados e traduzidos por José Paulo Paes – Edgar Allan Poe imaginou algumas das mais conhecidas histórias de terror e suspense da literatura, tramas que migraram da ficção direto para o imaginário coletivo do Ocidente. É o caso de “O gato preto”, a tenebrosa história de um assassinato malogrado, ou de “O poço e o pêndulo”, que apresenta uma visão macabra da ansiedade da morte. Pioneiro dos contos de mistério, como “A carta roubada” e “O escaravelho de ouro”, Poe deu a seus personagens notável profundidade psicológica. Usando de diversos artifícios narrativos inovadores, criava climas e situações aterrorizantes.

6. Por quem os sinos dobram – Hemingway

Por Quem os Sinos Dobram

Em Por quem os sinos dobram, o dinamitador americano Robert Jordan é chamado para explodir uma ponte vital para a vitória dos republicanos sobre os fascistas na Guerra Civil Espanhola. Ele é enviado para uma caverna que serve de abrigo a alguns aliados da República, e se prepara para o ataque, dali a três dias.

Em Por quem os sinos dobram, o dinamitador americano Robert Jordan é chamado para explodir uma ponte vital para a vitória dos republicanos sobre os fascistas na Guerra Civil Espanhola. Ele é enviado para uma caverna que serve de abrigo a alguns aliados da República, e se prepara para o ataque, dali a três dias.

7. Auto da Compadecida – Ariano Suassuna

O Auto da Compadecida

João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.
João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.

8. O menino do pijama listrado – John Boyne

O menino do Pijama Listrado

Sinopse

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

9. A vida de Pi – Martel Yan

A vida de PI

Sinopse

Publicado em Portugal pela Difel em 2003, A Vida de Pi valeu a Yann Martel o Man Booker Prize de 2002, entre outros prémios, e figurou como bestseller do New York Times durante mais de um ano. Sete anos após a primeira edição, a obra ocupa a 74ª posição no top de ficção da Amazon americana e o 99º lugar na tabela de vendas da amazon inglesa. A Vida de Pi encontra-se publicada em mais de 40 países.

Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre.

10. Frankstein – Mary Shelley

Frankestein

Sinopse

Victor Frankenstein, cientista de Genebra, é recolhido do gelo pela tripulação de um navio a caminho do polo Norte. Atormentado, conta sua história ao capitão do navio: algum tempo antes, ele conseguira dar vida a uma criatura sobre-humana. Esta, porém, logo espalha o terror à sua volta…

Propostas pedagógicas para a 8ª série

Segundo informações da Base Nacional Curricular Comum que abrange 2020 o ensino fundamental atende aos estudantes entre 6 a 14 anos, sendo o oitavo ano um período de transição para o ensino médio.

Nos anos finais do ensino fundamental devem ser estimuladas a capacitação das habilidades de:

  • Desenvolvimento de múltiplias linguagens
  • Aprimoramento da escrita matemática
  • Desenvolvimento da afirmação da identidade
  • Estímulo ao convívio social
  • Apropriação da escrita alfabética e seus símbolos de representação
  • Estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico por meio da construção de respostas assertivas
  • Percepção das diversas produções culturais
  • Exercitar o bom uso das tecnologias de informação e comunicação
  • Possibilitar os alunos a ampliar a sua concepção de si, do mundo social e natural que os cerca
  • Fortalecer a autonomia dos adolescentes para se apropriar das fontes de informação em pesquisas bibliográficas creditáveis.

Base curricular comum do 8° ano

A base curricular comum do 8° ano envolve os seguintes conteúdos pragmáticos que podem aparecer, com variações, na proposta de cada instituição de ensino:

Língua Portuguesa

  • Pronomes pessoais e oblíquos
  • Formas de tratamentos usuais, de referência e abreviaturas
  • Noção de sujeito, predicado e predicado verbal
  • Função dos complementos verbais na oração
  • Objeto direto e objeto indireto
  • Conceito de regêcia verbal
  • Objeto direto preposicionado
  • Voz ativa e passiva
  • Conceito de colocação pronominal
  • Predicado verbal e predicado nominal
  • Conceito de aposto
  • Distinção entre complemento nominal e adjunto nominal
  • Formas de pronome relativo
  • Gêneros textuais: lírico, poesia, narrativa, cartas e e-mails, narrativa policial, cordel, crônica, diário pessoa, anúncio, resumo, artigo.

Matemática

  • Linguagem algébrica
  • Redução de termos semelhantes
  • Valor numérico
  • Binômios, Trinômios e Polinômios
  • Retomada de equações
  • Inequações
  • Equações determinadas e indeterminadas
  • Frações algébricas
  • Equação do 1° grau com 2 ingógnitas
  • Sistema de eixos coordenados
  • Retomada de ângulos, seus elementos e medidas
  • Reta transversal com duas retas
  • Elementos de classificação de um retângulo
  • Polígonos congruentes
  • Representação geométrica
  • Construções geométricas de ângulos com régua e compasso
  • Simetria
  • Bissetriz interna de um triângulo
  • Altura de um triângulo
  • Medianas de um triângulo
  • Mediatrizes de um triângulo
  • O teorema de Pitágroas
  • Cumprimento da circunferência de um Círculo
  • O número Pi

Ciências

  • Composição do corpo – célula
  • Sistema respiratório
  • Metabolismo energético e respiração celular
  • Tipos de respiração
  • Sistema cardiovascular
  • Anatomia e fisologia
  • Sangue e suas funções
  • Sistema linfático
  • Doenças do sistema cardiovascular
  • Sistema excretor e conscientização sobre saúde da urina e problemas renais
  • Sistema digestório
  • Alimentação, nutrição e orpo saudável
  • Importância dos alimentos e nutrientes
  • Pele: epiderme, derme, hipoderme e anexos
  • Sistema muscular
  • Sistema sensorial
  • Sistema Tegumentar
  • Visão: olho, problemas de visão e acomodação visual
  • Sistema nervoso
  • Influências de drogas no sistema nervoso
  • Sistema endócrino (hormonal)
  • Bases da hereditariedade
  • Doenças sexualmente transmissíveis e puberdade

Educação Física

  • Posicionamento em quadra e esquemas táticos de esportes coletivos
  • Alongamentos
  • Atletismo (saltos, caminhadas e corrida)
  • Desafios da alimentação atlética
  • Distúrbios alimentares
  • Dança
  • Modalidades alternativas de esportes

Geografia

  • Localização e regionalização da América;
  • Formação história do continente americano;
  • América um continente fracionado por várias culturas;
  • A população e economia na América;
  • Geografia e espaço (países ricos x pobres);
  • IDH – uma maneira de conhecer o desenvolvimento do país;
  • O Brasil no mundo globalizado;
  • Formação dos blocos econômicos mundiais e o Mercosul;
  • A relação entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos por meio do fluxo de produtos;
  • Mundialização da economia e a exclusão social;
  • Mundo subdesenvolvido e os BRICS;
  • A terra, formação e tempo geológico;
  • Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera;
  • Planeta e movimentos tectônicos;
  • Composição do planeta Terra.

História

  • A Europa do século XV;
  • O Estado Moderno;
  • Navegações Portuguesas;
  • Chegada ao Brasil;
  • Choque cultural;
  • Que povos habitavam o Brasil em 1500;
  • Quem são os índios hoje?;
  • Navegações espanholas;
  • Mercantilismo;
  • Bandeirantes e exploração de mão de obra;
  • Colônia portuguesa na América
  • Independência do brasil;
  • Segundo Reinado Brasileiro;
  • Abolição da escravidão;
  • Exploração da América Espanhola;
  • Processo de independência nas colônias espanholas;
  • As treze colônias inglesas;
  • Independência das colônias inglesas;
  • Apogeu e Desagregação do Sistema Colonial.

Inglês

  • Gerundio;
  • Have to;
  • Likes and dislikes;
  • Can/ can’t;
  • Too / not enoght;
  • Past Continuous x Simple Past;
  • Adverbs of manner;
  • Comparative and Superlative Adjectives;
  • Sould and Shound’t;
  • Be goin to;
  • Present progressive for the future.

Lista de material completa de outros anos do Ensino Fundamental

Clique nos links para ser redirecionado para a lista de material completa de outras séries escolares.

Agora que já está tudo preparado para o novo ano letivo só nos resta desejar-lhe boa volta às aulas!

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content