Lista de material escolar para 2020 – Veja o que comprar para cada série do ensino fundamental ao médio

As férias passam rápido e logo começa mais um ano letivo. O calendário escolar das principais cidades brasileiras já foi divulgado e logo os pais se preparam para fazer as matrículas nas secretarias de educação. Feito isso, o próximo passo é comprar o material escolar de acordo com o que é pedido na lista anual, entregue pelas escolas até dezembro de 2019.

As melhores datas para fazer as compras é no final, quando as lojas costumam fazer liquidações para a queima de estoque ou então antes de começas as feiras de material escolar. Vale a pena pesquisar papelarias mais acessíveis para a aquisição de produtos à preços mais acessíveis, garantindo assim o orçamento para a compra de materiais diferentes como cadernos ou mesmo os livros, que costumam ser mais caros.

Clique nos links para conferir a lista de material de 2020 completo da sua série com imagem para você fazer o check-list durante as compras!

Lista de material do Ensino Fundamental

Lista de material escolar do Ensino Médio

O que a escola não pode pedir

Conforme determinações do  Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) as escolas públicas nem particulares podem exigir na lista de material itens de manutenção do colégio como produtos de limpeza, papel higiênico ou papel escolar. Os materiais devem ser pertinentes somente ao de uso individual do aluno.

Além disso, os colégios públicos que não tiverem exemplares suficiente de materiais didáticos para o uso dos alunos podem ser denunciados pelos pais e alunos à secretaria de educação referente ao estado da instituição.

Dicas para comprar e economizar

Reciclar os materiais escolares do ano passado é a principal dica de economia para a compra da lista de material. Entretanto, também vale a pena dar uma conferida na lista de melhores lojas para comprar em 2020 para conseguir descontos e facilidades no pagamento que ajudam a aliviar o orçamento para a compra do kit completo, o qual costuma sair uma média de R$ 180,00 a R$ 280,00 dependendo dos itens cobrados.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content