Como criar seu material escolar em casa – dicas e reaproveitamento

Todos os anos estudantes de diversas idades iniciam suas atividades escolares em fevereiro ou março. Porém, nem sempre é possível encontrar em papelarias com preço acessível materiais escolares legais e que estejam de acordo com a personalidade de cada um.

Conheça a seguir as sete melhores dicas de como fazer você mesmo lindos itens do seu material escolar utilizando produtos fáceis de serem encontrados e de baixo custo.

material escolar feito em casa

Marca página de coração

Com um papel cartão ou com um tecido, como por exemplo feltro cor de rosa, desenhe um coração, fazendo com que a ponta do coração possua um ângulo de 90°, ideal para encaixar em seus livros e cadernos.

Você pode utilizar uma folha quadrada, retangular e uma régua para auxiliar.

Em seguida, faça outro coração idêntico ao anterior.

Cole os corações passando cola quente na parte inferior. Não se esqueça de deixar a parte arredondada sem colar.

Estojo com caixa de pasta de dente

Separe uma caixa de pasta de dente e abra a caixa, retirando as extremidades da borda como mostra a imagem abaixo.

Passe a cola bastão por toda a embalagem. Em seguida, cole uma folha de sulfite branca, para que a marca da caixa não fique evidente.

Escolha um tecido ou um papel que mais lhe agrada, passe novamente cola bastão por toda a caixa e pressione o tecido ou papel escolhido contra ela, conferindo se nenhuma bola está surgindo.

Em seguida, corte o papel e tecido que estão em excesso, deixando cerca de 1 cm de ambos nas laterais entre a capa de sulfite e a caixa de pasta de dente.

De acabamento com papel contact, geralmente usado para encapar livros e cadernos. Vire para a parte de dentro as laterais deixadas anteriormente, como mostra a imagem abaixo.

Para cobrir o interior da caixa, cole novamente um papel do mesmo formato. Em seguida recorte tiras de papel retangulares do mesmo tamanho que os retângulos da caixa e cole um elástico por volta de cada um deles.

Por fim, cole os retângulos com elástico na parte interior da caixa de pasta de dente encapada e encaixe suas canetas e lápis de cor.

Abaixo, veja as imagens do passo a passo. Caso precise de mais detalhes, assista o video abaixo:

Caneta de Lava

Em uma caneta transparente, tampe todos os buracos que a mesma possuir com cola quente.

Em seguida, separe em um pote pequeno um pouco de óleo corporal incolor e um pouco de água com o corante alimentício de sua preferência.

Com ajuda de uma seringa, deposite o óleo e a água com corante dentro da caneta, deixando também um pouco de ar para que eles se movimentem.

Feche a caneta e está finalizada.

Caneta de esmalte

Separe um esmalte que você não usa mais e que já esteja quase vazio. Coloque acetona ou removedor de esmalte dentro dele e mexa. Em seguida, despeje a acetona em um copo de vidro. Repita o processo até que a embalagem esteja completamente limpa.

Agora, com a tinta da cor que desejar, despeje com o auxílio da tampa de uma caneta essa tinta dentro do pote limpo de esmalte, mexendo em seguida o pote para que a tinta se espalhe por todo o seu interior. Espere secar bem antes de ir para a próxima etapa.

Abra uma caneta e retire seu bico e o refil de tinta. Corte um pedaço do refil, de um tamanho que seja possível colocá-lo dentro do pote de esmalte.

Cole com cola quente o bico ao refil, passe também cola quente na abertura do pote de esmalte e encaixe o bico da caneta, colocando o refil dentro do esmalte.

O resultado final é incrível:

Caso tenha alguma dúvida, assista o vídeo a seguir:

Caderno personalizado

Escolha o caderno com a quantidade de folhas de seu gosto. Retire o arame em espiral que prende as folhas e guarde-o para usar mais tarde.

Imprima em sua casa ou papelaria uma imagem de boa resolução e com cola bastão cole-a na capa.

Se preferir, passe papel contact para que sua nova capa dure mais e coloque novamente a aspiral.

Assista esse vídeo para conhecer mais dicas de customização:

Marca página e marca linha de coração

Separe dois tipos de tecido ou papel mais duro. Também reserve um pedaço de elástico.

Desenhe dois corações, de modo que um seja maior que o outro. Cada coração deve ser feito em um dos tipos de papel ou tecido.

Faça dois cortes no coração maior para que o elástico possa passar por ele, como mostra a imagem abaixo. Tire a medida do tamanho do elástico necessário para ficar em volta do livro, passe o elástico pelo corte feito no coração maior e em seguida cole o elástico no coração utilizando cola quente.

Coloque mais cola quente na parte frontal do seu marca-páginas e cole o coração pequeno, escondendo o elástico.

Agora, basta colocar sempre o coração apontado a linha em que você parou a leitura.

Cola glitter feita em casa

Em um tubo de cola, faça um pequeno funil de papel e despeje em seu interior o glitter que achar mais bonito. Quanto mais glitter colocar, melhor o resultado, porém não exagere para que a tampa não fique entupida.

Coloque também um pouco de sombra de maquiagem para dar cor a sua cola.

Adicione cola de isopor e chacoalhe até obter uma mistura homogênea. Está pronto para usar.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content