Como reaproveitar e economizar cadernos e outros materiais escolares?

Se você tem filhos que estão em idade escolar sabe muito bem o quanto pode ser cara a compra anual de materiais escolares. Muitas vezes, as escolas solicitam uma quantidade exagerada de materiais e alguns itens podem acabar sobrando. Além disso, na hora da compra, por prevenção, você pode acabar comprando a mais por nada.

E o que fazer com esses materiais? Se você pensou em descartar, saiba que isso é um enorme desperdício, pois é possível reaproveitar cadernos de outros anos e outros itens escolares que não estragam. A economia pode ser enorme e sobra um dinheirinho a mais para fazer outros planos.

material escolar

Aqui, destacamos algumas dicas para você economizar e reaproveitar ao máximo os materiais usados pelo seu filho.

Como reaproveitar caderno usado?

Reaproveitar cadernos de outros anos não se trata apenas de economia, mas também é uma forma de ensinar as crianças e exercitar em nós mesmos sobre a forma como lidamos com o desperdício e a reciclagem.

É fundamental despertar desde cedo nos pequenos essa vontade de preservar o meio ambiente e respeitar os recursos naturais. Portanto, nada melhor do que mostrar valor em seus próprios materiais: os cadernos.

Mesmo que as escolas, no começo do ano, disponibilizem uma lista de material com uma determinada quantidade, é bem difícil acertar exatamente o quanto daquilo vai ser usado. Dá para chegar perto, mas geralmente algumas coisas vai acabar ficando em excesso.

Os cadernos são o maior exemplo. Quem nunca terminou o ano letivo com o caderno cheio de páginas em branco?

Quando isso acontece, existem algumas opções a se fazer. O ideal é olhar a quantidade de folhas que podem ser aproveitadas antes de ir comprar mais cadernos. Muitas vezes, a metade do caderno ainda está em branco.

Se for o caso, uma dica é arrancar as folhas usadas e guardar (e se for necessário consultar novamente) ou descartar no lixo reciclável.

Se a sua opção é armazenar, uma recomendação é separar as matérias grampeando as folhas ou colocando clips. Depois, basta organizar em saquinhos plásticos, envelopes ou caixas e etiquetar. Assim fica organizado e o resto do caderno fica livre para ser usado no novo ano letivo.

Outras dicas que facilitam na hora de reaproveitar o caderno são:

  • Procure comprar cadernos que não sejam de brochuras: esse modelo de caderno dificulta a soltura das páginas e ao fazer isso o aluno pode acabar estragando-o,
  • Se possível, prefira os cadernos que possuem espiral, pois são mais fáceis de destacar as páginas,
  • O uso de fichários também é uma excelente opção e é justamente com esse intuito que existe: como você compra o fichário e só vai repondo as páginas, ele pode durar vários anos se for bem cuidado.

Como reaproveitar outros materiais escolares?

Além dos cadernos, muitos outros materiais escolares podem ter uma segunda, terceira ou quarta chance. A maioria não estraga facilmente e tem uma grande durabilidade se for bem cuidado.

Alguns itens que podem ser reaproveitados são:

  • Tesoura,
  • Régua,
  • Compasso,
  • Transferidor,
  • Apontador,
  • Mochila,
  • Estojo.

Lápis, canetas e canetinhas também podem ser reutilizados, mesmo os lápis que estão pequenos. Existem alguns extensores que ajudam a aproveitar o lápis ao máximo. As canetinhas secas podem voltar a ter uso colocando um pouco de álcool de cozinha e água.

Livros podem ser comprados usados ou emprestados de colegas que estão em outras séries.

Além dessas dicas, a principal forma de reaproveitar os materiais escolares é incentivando as crianças a cuidarem bem de seus materiais, assim eles vão durar muito mais e vai sobrar dinheiro para comprar outras coisas.

Esse pode ser um bom argumento na hora de incentivar os seus filhos e ensiná-los a valorizar seus pertences.

Dicas para economizar na compra de materiais escolares

Além dessas dicas de reaproveitamento, para evitar o desperdício dos materiais os pais e alunos podem economizar na compra pesquisando bastante o preço. Com tantas lojas, o preço pode variar bastante de uma para outra.

Outra orientação é pesquisar promoções, fazer orçamentos e pedir descontos. Quando as compras são grandes, os lojistas podem fazer um desconto bem atrativo.

Realizar a compra com antecedência também é uma boa ideia. Ao deixar para a última hora, os preços podem estar um pouco acima do normal devido a alta demanda.

Você tem alguma outra sugestão de reaproveitamento de cadernos ou de outros materiais escolares?

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content