Se você tem filhos que estão em idade escolar sabe muito bem o quanto pode ser cara a compra anual de materiais escolares. Muitas vezes, as escolas solicitam uma quantidade exagerada de materiais e alguns itens podem acabar sobrando. Além disso, na hora da compra, por prevenção, você pode acabar comprando a mais por nada.
E o que fazer com esses materiais? Se você pensou em descartar, saiba que isso é um enorme desperdício, pois é possível reaproveitar cadernos de outros anos e outros itens escolares que não estragam. A economia pode ser enorme e sobra um dinheirinho a mais para fazer outros planos.
Aqui, destacamos algumas dicas para você economizar e reaproveitar ao máximo os materiais usados pelo seu filho.
Reaproveitar cadernos de outros anos não se trata apenas de economia, mas também é uma forma de ensinar as crianças e exercitar em nós mesmos sobre a forma como lidamos com o desperdício e a reciclagem.
É fundamental despertar desde cedo nos pequenos essa vontade de preservar o meio ambiente e respeitar os recursos naturais. Portanto, nada melhor do que mostrar valor em seus próprios materiais: os cadernos.
Mesmo que as escolas, no começo do ano, disponibilizem uma lista de material com uma determinada quantidade, é bem difícil acertar exatamente o quanto daquilo vai ser usado. Dá para chegar perto, mas geralmente algumas coisas vai acabar ficando em excesso.
Os cadernos são o maior exemplo. Quem nunca terminou o ano letivo com o caderno cheio de páginas em branco?
Quando isso acontece, existem algumas opções a se fazer. O ideal é olhar a quantidade de folhas que podem ser aproveitadas antes de ir comprar mais cadernos. Muitas vezes, a metade do caderno ainda está em branco.
Se for o caso, uma dica é arrancar as folhas usadas e guardar (e se for necessário consultar novamente) ou descartar no lixo reciclável.
Se a sua opção é armazenar, uma recomendação é separar as matérias grampeando as folhas ou colocando clips. Depois, basta organizar em saquinhos plásticos, envelopes ou caixas e etiquetar. Assim fica organizado e o resto do caderno fica livre para ser usado no novo ano letivo.
Outras dicas que facilitam na hora de reaproveitar o caderno são:
Além dos cadernos, muitos outros materiais escolares podem ter uma segunda, terceira ou quarta chance. A maioria não estraga facilmente e tem uma grande durabilidade se for bem cuidado.
Alguns itens que podem ser reaproveitados são:
Lápis, canetas e canetinhas também podem ser reutilizados, mesmo os lápis que estão pequenos. Existem alguns extensores que ajudam a aproveitar o lápis ao máximo. As canetinhas secas podem voltar a ter uso colocando um pouco de álcool de cozinha e água.
Livros podem ser comprados usados ou emprestados de colegas que estão em outras séries.
Além dessas dicas, a principal forma de reaproveitar os materiais escolares é incentivando as crianças a cuidarem bem de seus materiais, assim eles vão durar muito mais e vai sobrar dinheiro para comprar outras coisas.
Esse pode ser um bom argumento na hora de incentivar os seus filhos e ensiná-los a valorizar seus pertences.
Além dessas dicas de reaproveitamento, para evitar o desperdício dos materiais os pais e alunos podem economizar na compra pesquisando bastante o preço. Com tantas lojas, o preço pode variar bastante de uma para outra.
Outra orientação é pesquisar promoções, fazer orçamentos e pedir descontos. Quando as compras são grandes, os lojistas podem fazer um desconto bem atrativo.
Realizar a compra com antecedência também é uma boa ideia. Ao deixar para a última hora, os preços podem estar um pouco acima do normal devido a alta demanda.
Você tem alguma outra sugestão de reaproveitamento de cadernos ou de outros materiais escolares?
Deixe seu Comentário